O Banco Central trouxe uma novidade de peso: o Real Digital agora é oficialmente o Drex! Essa moeda terá o mesmo valor do dinheiro físico e será acessível por meio de carteiras virtuais em bancos e outras instituições financeiras. Descubra mais sobre o Drex e como ele vai simplificar nosso cotidiano.
O que é Drex?
De acordo com o Banco Central, cada letra do novo nome carrega um significado importante: “D” para Digital, “R” para Real, “E” para Eletrônica e “X” para modernidade e conexão. Essa moeda chega para tornar transações mais práticas e oferecer um acesso mais democrático à economia digital.
Além disso, a nova moeda chega para facilitar o dia a dia dos brasileiros, já que ele vai propiciar um ambiente seguro e regulado para a geração de novos negócios. Ele também vai gerar um acesso mais democrático aos benefícios da digitalização da economia a cidadãos e empreendedores.
Como o Drex vai funcionar?
Essa moeda digital não será usada diretamente nas contas correntes, mas sim por meio de carteiras digitais ligadas a uma instituição de pagamento. Dessa forma, as pessoas vão depositar na carteira o valor correspondente em Reais, para fazer as transações com a versão digital da moeda.
Além disso, ele terá o mesmo valor da moeda física, ou seja: R$ 1 = 1 Drex, sendo garantido pelo Banco Central. Dessa maneira, o Drex não pode ser considerado uma criptomoeda, por ter sua relação com o Estado, além de não ter a variação cambial, já que é uma representação virtual da moeda física.
Agora, a expectativa é quanto ao lançamento oficial do Drex para que as operações iniciem. Segundo o Banco Central, a ideia é que até o final de 2024 já está liberado para o público.
Dentro desse contexto, a 2GO Bank atua no desenvolvimento de diversas soluções financeiras para desburocratizar e facilitar o dia a dia das operações. Enquanto o Drex não chega, conheça mais sobre os nossos produtos e como eles podem se adequar às suas necessidades.